sexta-feira, 29 de junho de 2012

MENSAGEM DE EURÍPEDES BARSANULFO

Irmãos Queridos.

Diante dessa crise que se abate sobre o nosso povo, face a essa onda
de pessimismo que toma conta dos brasileiros, frente aos embates que o
país atravessa, nós, os seus companheiros, trazemos na noite de hoje a
nossa mensagem de fé, de coragem e de estímulo. Estamos irradiando-a
para todas as reuniões mediúnicas que estão sendo realizadas neste
instante, de norte a sul do Brasil. Durante vários dias estaremos
repetindo a nossa palavra, a fim de que maior número de médiuns possa
captá-la. Cada um destes que sintonizar nesta faixa vibratória dará a
sua interpretação, de acordo com o entendimento e a gradação que lhe
forem peculiares.

Estamos convidando todos os espíritas para se engajarem nesta
campanha. Há urgente necessidade de que a fé, a esperança e o otimismo
renasçam nos corações. A onda de pessimismo, de descrédito e de
desalento é tão grande que, mesmo aqueles que estão bem intencionados
e aspirando realizar algo de construtivo e útil para o país, em
qualquer nível, veem-se tolhidos em seus propósitos, sufocados nos
seus anseios, esbarrando em barreiras quase intransponíveis.
É preciso modificar esse clima espiritual. É imperioso que o sopro
renovador de confiança, de fé nos altos destinos de nossa nação, varra
para longe os miasmas do desalento e do desânimo. É necessário abrir
clareiras e espaços para que brilhe a luz da esperança. Somente
através de esperança conseguiremos, de novo, arregimentar as forças de
nosso povo sofrido e cansado.

Os espíritas não devem engrossar as fileiras do desalento. Temos o
dever inadiável de transmitir coragem, infundir ânimo, reaquecer
esperanças e despertar a fé! Ah! a fé no nosso futuro! A certeza de
que estamos destinados a uma nobre missão no concerto dos povos, mas
que a nossa vacilação, a nossa incúria podem retardar.
Responsabilidade nossa. Tarefa nossa. Estamos cientes de tudo isto e
nos deixamos levar pelo desânimo, este vírus de perigo inimaginável.

O desânimo e seus companheiros, o desalento, a descrença, a incerteza,
o pessimismo, andam juntos e contagiam muito sutilmente, enfraquecendo
o indivíduo, os grupos, a própria comunidade. São como o cupim a
corroer, no silêncio, as estruturas. Não raras vezes, insuflado por
mentes em desalinho, por inimigos do progresso, por agentes do caos,
esse vírus se expande e se alastra, por contágio, derrotando o ser
humano antes da luta. Diante desse quadro de forças negativas,
tornam-se muito difíceis quaisquer reações. Portanto, cabe aos
espíritas o dever de lutar pela transformação deste estado geral.

Que cada Centro, cada grupo, cada reunião promova nossa campanha. Que
haja uma renovação dessa psicosfera sombria e que as pessoas realmente
sofredoras e abatidas pelas provações, encontrem em nossas Casas um
clima de paz, de otimismo e de esperança! Que vocês levem a nossa
palavra a toda parte. Aqueles que possam fazê-lo, transmitam-na
através dos meios de comunicação. Precisamos contagiar o nosso
Movimento com estas forças positivas, a fim de ajudarmos efetivamente
o nosso país a crescer e a caminhar no rumo do progresso.

São essas forças que impelem o indivíduo ao trabalho, a acreditar em
si mesmo, no seu próprio valor e capacidade. São essas forças que o
levam a crer e lutar por um futuro melhor. Meus irmãos, o mundo não é
uma nau à matroca. Nós sabemos que "Jesus está no leme!" e que não
iremos soçobrar. Basta de dúvidas e incertezas que somente retardam o
avanço e prejudicam o trabalho. Sejamos solidários, sim, com a dor de
nosso próximo. Façamos por ele o que estiver ao nosso alcance. Temos o
dever indeclinável de fazê-lo, sobretudo transmitindo o esclarecimento
que a Doutrina Espírita proporciona. Mas também, que a solidariedade
exista em nossas fileiras, para que prossigamos no trabalho abençoado,
unidos e confiantes na preparação do futuro de paz por todos almejado.
E não esqueçamos de que, se o Brasil "é o coração do mundo", somente
será a "pátria do Evangelho" se este Evangelho estiver sendo sentido e
vivido por cada um de nós".

Eurípedes Barsanulfo

Medium - Suely Caldas Schuber

1º Forúm do Jovem Espírita de São João del - Rei em 30/06/12


Passes

Atividades de Passes


A aplicação de passes ou bioenergia, no Espiritismo, é a terapêutica incorporada ao seu conteúdo doutrinário, pois vem das tradições do Cristianismo primitivo.


Os passes são técnicas simples de imposição das mãos ou movimentação delas, visando a canalizar energia benéfica de uma pessoa que doa para outra que recebe.


No Espiritismo, sabemos que o passe é assistido e auxiliado pelos Bons Espíritos. Dispensa toques e gesticulação exorbitante, o que não se caracteriza como procedimentos espíritas.

“De um modo geral, o passe é uma transfusão objetiva de fluidos de um ser para  outro ou ainda a interferência  intencional  do  campo fluídico de alguém sobre  idêntico  campo  de outro alguém, tanto  em termos físicos  como  espirituais.
No tempo  de  Jesus,  as práticas envolvendo o  magnetismo eram  conhecidas  por “imposições”. Não  que  Ele  apenas fizesse o que hoje  chamamos de “ imposição  de mãos”; na verdade, como  vulgarmente dizemos, Ele “ fazia  e  acontecia”, esbanjando sabedoria (entendendo  por  sabedoria a perfeita conjugação do  saber  com a  força  do amor) e talento. Tanto é  verdade  que  quem já tenha feito uma  leitura, ainda  que  rápida, do Novo Testamento, deve  ter observado quantos métodos  de cura  Ele utilizou  na realização daquilo  que ficou  conhecido como  “ os  milagres  de Jesus”. Algumas citações:
  •  Em  Marcos, cap. 5, VV.25  a 34, encontramos  a instantânea  recuperação da  mulher há doze anos hemorroíssa  que  foi  curada  apenas  tocando  as  vestes  de Jesus.
  •  Marcos, cap.8, vv22 a 26,vamos  encontrá-Lo  curando um cego tanto  pelo toque, como pela colocação  de  saliva  com terra da  rua  sobre seus  olhos.
  •  Em Mateus, cap.9,VV 1 a 8, Ele  cura  um  paralítico apenas com  a  força  da palavra.
  •  Já  em  Lucas, cap. 17,VV 11 a 19, Ele  cura  dez  leprosos  de uma  vez.
E  muitas  outras  curas e  “ milagres” realizou, fazendo uso das  mais  variadas técnicas  de transmissão fluídica, ou seja ,  transmitindo  aos  necessitados  os  fluidos ou  as “ energias” reparadoras que  careciam para  seus restabelecimentos.
De  uma  forma  ou  de outra, assim como  Jesus , todos  os  que  curam  pelo  magnetismo, em qualquer época  da  humanidade, sempre  se utilizam  ou utilizaram de mecanismos  de transmissão, ejeção e/ou manipulação  fluídica,  só para ratificar, aqui  entendemos   por  fluidos as emanações  sutis  do organismo  humano(também chamados  fluidos anímicos ,magnetismo animal, magnetismo   humano), do mundo  espiritual ou  da união   dos dois mundos (físico   e  espiritual).
Agora  podemos ampliar  a definição   dizendo  que  o passe  nada mais é  do  que  a transmissão  ou  a  manipulação  de  um  fluido,  de  uma  energética  curadora, de quem a  possui  para  quem  a  necessita. E esse fluido  tanto  pode  ser  humano – magnetismo  animal, quanto espiritual – magnetismo  espiritual – ou  mesmo  misto – que  é  uma  mescla  dos  dois  tipos  anteriores( na  verdade, o  mais  comum  em  nosso  meio humano).
PARA QUE  O  PASSE  É NECESSÁRIO ?Para  o restabelecimento da  saúde física,psíquica,perispiriual e  espiritual;para  renovação de  nosso  campo fluídico; para reforço fluídico(energético);para fazermos  o  bem  através  dele  e para  melhor  permutarmos  vibrações.”
Do livro CURE-SE E CURE PELOS PASSES
Autor Jacob de Melo
Editora Vida e Saber

Doutrina espírita

Doutrina espírita ou espiritismo segundo a definição de seu codificador, o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail - que adotou o pseudônimo Allan Kardec - é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.
A doutrina espírita é baseada nos cinco livros da Codificação Espírita (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno, A Gênese. ) descrita pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec, descrevendo sessões em que ele observou uma série de fenômenos que atribuiu à inteligência incorpórea (espíritos).
Seu trabalho foi posteriormente prorrogado por escritores como Léon Denis, Arthur Conan Doyle, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano, Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco, Waldo Vieira e outros.
O Espiritismo tem adeptos em muitos países em todo o mundo, incluindo Espanha, Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Argentina, Portugal e especialmente em alguns países americanos, como Cuba, Jamaica e Brasil, que tem uma das maiores proporções e o maior número de seguidores do espiritismo em sua população.

Princípios

Nascido no século XIX, no dia 18 de Abril de 1857, com a publicação de O Livro dos Espíritos, o Espiritismo se estruturou a partir de diálogos estabelecidos por espíritos desencarnados que, se manifestando por meio de médiuns, discorreram sobre temas religiosos sob a ótica da Moral Cristã, ou seja, tendo por princípio o amor ao próximo. Desta forma foi estabelecido o preceito primário da Doutrina, de que só é possível buscar o aprimoramento espiritual através da caridade aos semelhantes (Lema: Fora da caridade não há salvação), além de trazer a luz novas perspectivas sobre diversos temas de grande relevância filosófica e teológica.
O Espiritismo pretende chegar à compreensão da realidade mediante a integração entre as três formas clássicas de conhecimento, que seriam a ciência, a filosofia e a religião. Segundo Kardec, cada uma delas, tomada isoladamente, tende a conduzir a excessos de ceticismo, negação ou fanatismo. A doutrina espírita se propõe, assim, a estabelecer um diálogo entre as três, visando à obtenção de uma forma original que, a um só tempo, fosse mais abrangente e mais profunda, para desta forma melhor compreender a realidade. Kardec sintetiza o conceito com a célebre frase: “Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão em todas as épocas da humanidade”.
É importante ressaltar ainda que, quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é, por definição, espiritualista, independente de sua religião, sendo, portanto, o espiritualismo enquanto oposição ao materialismo, o pilar fundamental da maioria das doutrinas religiosas. No caso do Espiritismo (neologismo criado por Kardec), a principal diferença entre esta doutrina e a maioria das demais religiões é sua crença na possibilidade de comunicação entre o mundo corporal e o mundo espiritual, contudo, a fé nesta possibilidade de comunicação gera grande confusão por parte dos leigos entre o Espiritismo e as religiões afro-brasileiras, contudo, cada uma delas possui origens completamente distintas umas das outras.
Allan Kardec, em "Obras Póstumas", propõe que o espiritismo seja uma doutrina natural, passível de ser interpretada ou não como religião pelos homens, isto é, capaz de colocar o homem – ou o espírito – diretamente em relação com Deus.
A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos:
  • Na existência e unicidade de Deus;
  • Na existência e imortalidade do espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina (para Kardec, a ligação entre o espírito e o corpo físico, é feita por meio de um conectivo "semimaterial" que denomina de perispírito);
  • Na defesa da reencarnação como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos espíritos;
  • No conceito de criação igualitária de todos os espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição, com aptidões idênticas para o bem ou para o mal, dado o livre-arbítrio;
  • Na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), por meio da mediunidade (Essa comunicação é realizada com o auxílio de pessoas com determinadas capacidades - os médiuns, como por exemplo a chamada psicografia.);
  • Na Lei de Causa e Efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos, segundo a qual nossa condição é resultado de nossos atos passados;
  • Na pluralidade dos mundos habitados, a ideia de que a Terra não é o único planeta com vida inteligente no universo.
Além disso, podem-se citar como características secundárias:
  • A noção de continuidade da responsabilidade individual por toda a existência do Espírito;
  • Progressividade do Espírito dentro do processo evolutivo em todos os níveis da natureza;
  • Volta do Espírito à matéria (reencarnação) tantas vezes quantas necessárias para alcançar a perfeição. Os espíritas não creem na metempsicose.
  • Ausência total de hierarquia sacerdotal;
  • Abnegação na prática do bem, ou seja, não se deve cobrar pela prática da caridade nem o fazer visando a segundas intenções;
  • Uso de terminologia e conceitos próprios, como, por exemplo, perispírito, Lei de Causa e Efeito, médium, Centro Espírita;
  • Total ausência de imagens, altares, etc;
  • Ausência de rituais institucionalizados, a exemplo de batismo, culto ou cerimônia para oficializar casamento;
  • Incentivo ao respeito para com todas as religiões e opiniões.
Embora a Doutrina Espírita não seja oriunda do Brasil, este é o país que possui a maior quantidade de adeptos. A Federação Espírita Brasileira, que integra o Conselho Espirita Internacional, é a principal entidade divulgadora da Doutrina Espírita no Brasil.
Brasil
Minoritário em praticamente toda a Europa no século XIX, o Espiritismo chegou ao Brasil em 1865. Teve através de Bezerra de Menezes e Chico Xavier a oportunidade de se popularizar, espalhando seus ensinamentos por grande parte do território brasileiro. Hoje, o país é o que reúne o maior número de espíritas em todo o mundo. A Federação Espírita Brasileira – entidade de âmbito nacional do movimento espírita – congrega aproximadamente dez mil instituições espíritas, espalhadas por todas as regiões do país.
Atualmente, o Brasil possui 2,3 milhões de espíritas, de acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000. Com efeito, o IBGE trata os termos Kardecismo e Espiritismo como equivalentes em sua classifição censitária.
Terceiro maior grupo religioso do País, os espíritas são, também, o segmento social que têm maior renda e escolaridade, segundo os dados do mesmo Censo. Os espíritas têm sua imagem fortemente associada à prática da caridade. Eles mantêm em todos os estados brasileiros asilos, orfanatos, escolas para pessoas carentes, creches e outras instituições de assistência e promoção social. Allan Kardec, o codificador do espiritismo, é uma personalidade bastante conhecida e respeitada no Brasil. Seus livros já venderam mais de 20 milhões de exemplares em todo o País. Se forem contabilizados os demais livros espíritas, todos decorrentes das obras de Allan Kardec, o mercado editorial brasileiro espírita ultrapassa 4.000 títulos já editados e mais de 100 milhões de exemplares vendidos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre com adaptações

Evangelho no Lar

1. Escolha o dia de sua preferência. Sugerimos um dia de fácil memorização, por exemplo, segunda ou sexta-feira.
 2. Escolha um aposento silencioso e agradável da casa, de preferência a sala de jantar, e que esteja com os aparelhos eletro-eletrônicos desligados.
 3. Coloque uma jarra com água sobre a mesa, para fluidificação. Na falta dessa podem ser utilizados copos, qualquer um, em número correspondente aos integrantes do Evangelho. 
4. Sentar-se à mesa sem alarde e sem barulho. 
5. Fazer a prece de abertura, a que toque mais fundamente o sentimento familiar. Pode ser uma prece pronta ou uma prece espontânea, o importante é, repetimos, o sentimento da fé e a confiança na Proteção Divina. 
6. Após, fazer uma leitura breve de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Comentar com palavras próprias o trecho lido. No início poderá existir certa timidez mas, com o correr do tempo, os comentários surgirão espontaneamente pois que os Espíritos amigos estarão auxiliando na compreensão dos textos selecionados. 
7. Os demais integrantes poderão tecer comentários também, caso o desejem, mesmo que estes levem a assuntos pessoais e/ou a diálogos, naturalmente que sempre pertinentes ao tema em foco. O Evangelho no Lar é antes de tudo uma reunião de Espíritos reencarnados no mesmo ambiente, buscando através da prece, da elevação de pensamentos e do diálogo fraterno, o amparo e o auxílio do Mais Alto para seus problemas e necessidades. Não deve ser jamais solene ou ritualístico, com palavras e movimentos decorados a lembrar missas e demais cultos.
8. Para incentivar a participação dos filhos ou demais membros, com exceção do pequeninos*, é conveniente pedir que leiam mensagens espíritas, para reflexão do grupo. Incentivar também, com carinho, o comentário após a leitura. Sugerimos aqui os livros Fonte Viva e/ou Pão Nosso, de Emmanuel, Agenda Cristã e/ou Sinal Verde, de André Luiz.
9. Proferir a prece de encerramento e rogar, como exemplo, pela paz, harmonia, saúde e felicidade dos membros da reunião e de todos com os quais convivem. Desejando, rogar também pelos doentes, desamparados e infelizes da Terra. Por último, pedir a bênção de Deus para os familiares desencarnados, sem temor. A lembrança da prece alegra e pacifica os que partiram. 
10. É completamente desaconselhável qualquer manifestação mediúnica durante o Evangelho no Lar. 
11. Servir, após a prece de encerramento, a água fluidificada. 
12. Tempo: o necessário para a família. Sugerimos uma reunião de 15 a 30 minutos. Música: sim, se for do agrado de todos. Sugerimos música instrumental, em volume baixo.

*Sugerimos deixar os pequeninos no ambiente onde o Evangelho esté sendo realizado dando a eles brinquedos para se manterem entretidos. (Tudo por Jesus)

O roteiro acima foi copiado do site do Instituto André Luiz: www.institutoandreluiz.org

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Programa de Rádio:

Programa de Rádio:
Ouça aos domingos, de 8h25 ás 9h, o programa "Em Busca da Serenidade" na Rádio São João Del Rei.

Passe Virtual

Abra o link abaixo se tiver alguns minutos para tomar um passe, energia e luz só p/ você.......
sinta-se renovado, atendido e protegido.
Passe Virtual    (Instituto André Luiz)
Depois de  iniciado o passe não clique em nada, nem saia da página até que ele diga que o passe foi finalizado, ok?
mentalize sua casa ,sua familia e seus desejos.....
As páginas irão  sendo trocadas automaticamente.
muito bom!
  Clique no link abaixo.
É só clicar e acompanhar sem interrupção.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O uso de forma-pensamento para tratar e socorrer a distância

 

Precisamos conquistar...

A Paciência com as dificuldades dos outros, para que tenham paciência com as nossas dificuldades.

A Humildade para reconhecer nossos erros, defeitos e ser menos exigente.

Forças para aceitar e superar o peso das nossas obrigações e responsabilidades enquanto viver,

Coragem para superar as vicissitudes, dores e perdas.

A Sabedoria para aprender boas lições com as contrariedades.

A Serenidade para debater com sensatez as questões da vida quando houver confrontos.

A Resignação para respeitar a vontade da maioria, mesmo que seja contra as nossas ansiedades.

A Fé necessária para ter perseverança nos momentos difíceis.

O Perdão que libera os nossos espíritos dos males que nos aflige.

O Hábito de agradecer os BENS que recebemos cotidianamente de DEUS.

O Amor a toda a criação Divina, como a nós mesmos...

 

...Lembra-te / "Leon Denis".

A vida terrestre é uma escola, um meio de educação e de aperfeiçoamento pelo trabalho, pelo estudo e pelo sofrimento. Não há felicidade, nem mal eternos.
A recompensa ou o castigo consistem na extensão ou no encurtamento das nossas faculdades, do nosso campo de percepções, resultantes do bom ou mau uso que houvermos feito do nosso livre arbítrio, e das aspirações ou tendências que tivermos em nós desenvolvido.
Livre e responsável, a alma traz em si a lei dos seus destinos; prepara, no presente as alegrias ou as dores do futuro.

A vida atual é a consequência, a herança das nossas vidas precedentes, e a condição das que se lhe devem seguir.
O espírito se esclarece, se engrandece em potências intelectuais e morais, na medida do trajeto efetuado, e da impulsão dada aos seus atos para o bem e para a verdade.

 

A CURA...

 

Não trate apenas dos sintomas da dor, tentando eliminá-los, sem que a verdadeira causa da enfermidade seja também extinta. A cura real somente acontece do interior para o exterior...

 

Sim, diga a seu médico que você tem dor no peito, mas diga também que sua dor é dor de tristeza, é dor de angústia.
Conte a seu médico que você tem azia, mas descubra o motivo pelo qual você, com seu gênio, aumentam a produção de ácidos no estômago.

Relate que você tem diabetes, no entanto, não se esqueça de dizer também que não está encontrando mais doçura em sua vida e que está muito difícil suportar o peso de suas frustrações.
Mencione que você sofre de enxaqueca, todavia confesse que padece com seu perfeccionismo, com a autocrítica, que é muito sensível à crítica alheia e demasiadamente ansioso.
Muitos querem se curar, mas poucos estão dispostos a neutralizar em si o ácido da calúnia, o veneno da inveja, o bacilo do pessimismo e o câncer do egoísmo.
Não querem mudar de vida.
Procuram a cura de um câncer, mas se recusam a abrir mão de uma simples mágoa.
Pretendem a desobstrução das artérias coronárias, mas querem continuar com o peito fechado pelo rancor e pela agressividade.

Almejam a cura de problemas oculares, todavia não retiram dos olhos a venda do criticismo e da maledicência.
Pedem a solução para a depressão, entretanto, não abrem mão do orgulho ferido e do forte sentimento de decepção em relação a perdas experimentadas.
Suplicam auxílio para os problemas de tireoide, mas não cuidam de suas frustrações e ressentimentos, não levantam a voz para expressarem suas legítimas necessidades.
Imploram a cura de um nódulo de mama, todavia, insistem em manter bloqueada a ternura e a afetividade por conta das feridas emocionais do passado.

 

Muitos clamam pela intercessão divina na hora do sufoco, porém permanecem surdos e cegos as boas vibrações de FÉ e carinho, que partem de pessoas muito próximas de si mesmos, vibrações estas, que podem fazer a diferença na superação da sua adversidade.

 

DEUS nos fala através de mil modos; a enfermidade é um deles e por certo, o principal recado que lhe chega da sabedoria divina é que está faltando mais amor e harmonia em sua vida.

Toda cura é sempre uma autocura e nós mesmo somos a farmácia onde encontraremos os remédios, que nos curam por dentro.

Tiremos das vicissitudes os aprendizados positivos que a experiência nos oferece, para mais tarde estarmos mais tranquilos e preparados para enfrentar novas dificuldades.


Sempre estes remédios estão à nossa disposição...


 

Uso de forma-pensamento para tratar e socorrer a distância.

 

Nas tradições dos povos de todas as épocas, um valor fundamental ao poder do pensamento sempre foi observado. Povos orientais e ocidentais aprenderam isto a duras penas, mas parece que na época de hoje, a humanidade está desaprendendo muito sobre isto.

Nos ensinamentos da Seicho-no-ie, no entanto, um valor muito grande é dado à mente: tudo é mente...

No espiritismo, André Luiz nos informa que o pensamento modela energias e cria formas vivas, e Emmanuel chega mesmo a dizer que o pensamento é o espelho da vida em toda parte.

Max Heindel, rosacruciano eminente, ensina que o ser humano hoje em dia usa sua mente muito aquém de suas possibilidades, mas que muitas vezes acaba complicando sua vida por entregar-se a pensamentos destrutivos.

E a psicoterapia cognitiva, moderníssima abordagem terapêutica, nada mais é do que técnica de modificar pensamentos.

Todo este preâmbulo, apenas para solidificar a importância de uma educação para pensar melhor.

Tenho encontrado muitos pais preocupados com filhos que vão a mau caminho ou adoeceram, cônjuges que estão vendo o parceiro transviar-se cada dia mais, filhos angustiados com pais desorientados... em fim, a tecnologia de nosso tempo, longe de socorrer o ser humano no que ele mais precisa (vida espiritualmente saudável), o deixa cada dia mais desamparado...

Toda aprendizagem para atacar este problema é pois oportuna, e hoje quero apresentar para vocês a técnica de modelagem de formas pensamento, também conhecida como tecnique radiance (nos países de língua inglesa), ou
modélisation des pensées vivantes (nos países de língua francesa). Um estudante de energias que queira se mestrar nestas técnicas teria que estudar e praticar pelo menos umas duzentas ou trezentas horas, e há cursos divididos em vários níveis. Mas existe um procedimentozinho básico, já muito importante, que todos podem fazer, e tenho ouvido excelentes feed-backs de muitos paciente que ensinei a fazer:

Em meditação, visualize a pessoa que te preocupa, veja-o sentado ou deitado em uma maca, pronto para receber de você uma bênção.
  Então visualize você (a responsabilidade é sua mesmo!) impondo-lhe as mãos e determinando a luz divina envolvendo esta pessoa, purificando e energizando os corpos etéricos desta pessoa.  Depois, faça afirmações do tipo: fulano, vejo você liberto, iluminado, curado, esclarecido, vitorioso, vejo luz em sua vida.  Só retorne para o estado normal de consciência lentamente, deixe a imagem esvanecer naturalmente.

Repita persistentemente esta técnica dia após dia e, se possível, mais de uma vez ao dia.
  É preciso ter os poderes da mente pura (como filho de Deus, eu sou capaz de ajudar) e coração nobre (perdoo meu próximo e absorvo o perdão divino para mim).

Ainda não encontrei um só dos que executaram fielmente estas "tarefinhas" e que não relataram sucessos. E olhem que esta é só uma forma rudimentar de aplicação da técnica verdadeira (muito mais ampla e surpreendente).

Faça e depois me relate os resultados.


Alan Castter

 

 

Reikiano - Escola Parchandiana, nível: mestre de artes

São métodos importantes que todos precisamos praticar, para acertarmos as metas e os objetivos na nossa passagem pela TERRA.


Devemos entender que para se libertar efetivamente, diante da vida, a criatura terrestre há de raciocinar com a própria cabeça. Ninguém pode viver a toda hora, com discernimento emprestado ou com a escolha cerceada e definida por outrem.

É por isso que somos chamados, na
Doutrina Espírita, a estudar para nos instruir, e pela mesma razão, advertiu-nos JESUS de que não apenas o conhecimento da verdade o salvará, é necessário associar a prática do BEM, isto é, a CARIDADE desprendida de cobrança nos fará livres e mais evoluídos.

Se aspirarmos, assim, à conquista da emancipação espiritual para a imortalização, é forçoso que cada um de nós desenvolva, com esforço próprio, as sementes da verdade que traz contigo.

Muita LUZ e PAZ
   Reinaldo Cavassoni

 

 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Espiritismo: voce tem certeza de que sabe o que é?





A carta abaixo, destinada aos jornalistas e a imprensa brasileira, é um profundo esclarecimento público de desmistificação sobre o que é e o que não é o Espiritismo. Recomendo a todos a sua leitura.
 
MAIS QUE ESCLARECEDOR, NÃO DEIXE DE LER.

Carta aos Jornalistas

 
 
Partindo do princípio que o objetivo de todo jornalístico ético e sensato é o de informar bem, com coerência, honestidade, dignidade e imparcialidade, preocupando-se sempre com o indispensável conhecimento da causa que leva a reportar, venho apresentar-lhes uma contribuição em cima de um assunto que muitos profissionais do jornalismo, embora bem intencionados, terminam cometendo equívocos lamentáveis, por uma inexplicável ignorância que compromete os seus nomes bem como o dos veículos por onde vinculam as suas matérias ou reportagens.
Falo com respeito ao assunto Espiritismo, tema este que invariavelmente é visto apenas no campo religioso, o que na verdade não é, e sobretudo, o que é mais lamentável, sempre enfocado com afirmativas de conceitos absurdos, oriundos do "achismo" e também de uma cultura criada na cabeça das pessoas, pela intolerância e a desonestidade religiosa.
Não objetivo aqui defender crença ou fé nenhuma, porque não é isto que está em questão. Só quero mesmo prestar contribuição ao gigantesco segmento honesto do jornalismo acerca de uma coisa, como ela realmente é, para que ele esteja melhor informado, sem a menor pretensão de querer fazer com que nenhum profissional o aceite, concorde com os seus postulados e, muito menos, se converta.
 
Vamos aos assuntos:
 
Espiritismo não é igreja
Em princípio corrijam a conceituação inicial: Espiritismo não é simplesmente religião. Ele não veio ao mundo com objetivo nenhum de ser religião. Trata-se de uma doutrina filosófica, com base calcada na racionalidade, na lógica e na razão, apenas com conseqüências religiosas, haja vista que os seus adeptos ficam livres da submissão a qualquer religião, por não serem obrigados a coisa nenhuma e nem serem proibidos de nada. Há centros espíritas que se portam como se fossem igrejas, mas isto é produto da concepção equivocada dos seus dirigentes, que ainda sentem a necessidade da rezação, em que pese o Espiritismo ser algo muito acima disto.
Não existe "Kardecismo", existe "Espiritismo"
O jornalista equivocado costuma utilizar-se da expressão "kardecismo", para identificar algo que ele imagina ser uma "ramificação" do Espiritismo, achando que Espiritismo é um "montão de coisas" que existe por aí, quando na realidade não é.
A palavra "Espiritismo" foi criada, ou inventada, como queiram, pelo senhor Allan Kardec, exclusivamente, para denominar a doutrina nova que foi trazida ao mundo, por iniciativa de Espíritos, e que tem os seus postulados próprios.
Portanto, qualquer crença ou prática religiosa que utiliza-se da denominação "Espiritismo", fora desta que se enquadre nos seus postulados, está utilizando-se indevidamente de uma denominação, mergulhando no campo da fraude. Daí a verdade que o nome disto que vocês chamam de "kardecismo", verdadeiramente é "Espiritismo".
Apenas para clarear o campo de conhecimento dos que ainda têm dúvidas, em achar que Candomblé, Cartomancia, Necromancia, Umbanda e outras práticas espiritualistas é Espiritismo, vai aqui uma pequena tabela, exemplificando algumas práticas de alguns segmentos, para apreciação daqueles que consideram relevante o uso da inteligência e do bom senso, a fim de um discernimento mais coerente e responsável.
Veja quem adota e quem não adota o quê.
 
Procedimento, prática ou ritual
Umbanda
Catolicismo
Espiritismo
1
Uso de altares
Sim
Sim
Não
2
Uso de imagens
Sim
Sim
Não
3
Uso de velas
Sim
Sim
Não
4
Uso de incensos e defumações
Sim
Sim
Não
5
Vestimentas e paramentos especiais
Sim
Sim
Não
6
Obrigações aos seus praticantes
Sim
Sim
Não
7
Proibições aos seus praticantes
Sim
Sim
Não
8
Ajoelhar-se, sentar-se e levantar-se em seus cultos
Sim
Sim
Não
9
Bebidas alcoólicas em seus cultos
Sim
Sim
Não
10
Sacerdócio organizado
Sim
Sim
Não
11
Sacramentos
Sim
Sim
Não
12
Casamento religioso e batizados
Sim
Sim
Não
13
Amuletos, patuás, escapulários e penduricalhos
Sim
Sim
Não
14
Hinos e cantarolas nos cultos
Sim
Sim
Não
15
Crença na existência de satanás
Sim
Sim
Não

Como pode, então, um profissional que tem a obrigação de estar bem informado, poder afirmar que Espiritismo e Umbanda são a mesma coisa? Não seria mais coerente dizer que tem mais semelhanças com o Catolicismo, embora não seja também a mesma coisa?
O espírita não tem a menor pretensão de diminuir ou desvalorizar o adepto da Umbanda que, por sua vez, tem também a sua denominação própria que é Umbanda, e não Espiritismo, apenas quer deixar claro que Espiritismo é Espiritismo e Umbanda é Umbanda, assim como Catolicismo é Catolicismo, Protestantismo é Protestantismo.
A afirmativa que alguns fazem, em dizer que tudo é a mesma coisa, com a diferença de que na Umbanda se reúnem negros e pobres e no tal "Kardecismo" se reúnem o que chamam de elites, é extremamente leviana, desonesta e irresponsável. O Espiritismo não faz qualquer discriminação de raças, cor ou padrão social, já que em seu movimento existem inúmeros negros, mulatos, brancos e de todas as etnias.
Allan Kardec não inventou o Espiritismo
Allan Kardec não inventou, ou criou, Espiritismo nenhum. A proposta veio de Espíritos, através de manifestações espontâneas, consideradas como fenômenos, na época, e ele, que nada tinha a ver com aquilo, foi convidado por alguns amigos para examinar e analisar os tais fenômenos, em suas casas, oportunidade em que foi convidado, pelos Espíritos, pela sua condição de pedagogo e educador criterioso, a organizar aqueles ensinamentos em livros e disponibilizar para a humanidade.
Ele foi tão honesto e consciente de que a obra não era de sua autoria, que evitou colocar o seu nome famoso na Europa antiga (Denizard Rivail) como autor dos livros e preferiu utilizar-se de um pseudônimo. É bom que se saiba que o tal professor Rivail era autor famoso de livros didáticos e que tudo o que aparecia com seu nome vendia muito, não apenas na França como em toda a Europa.
Atentem para o detalhe: Os Espíritos optaram por um pedagogo, um professor, e não por um padre, um religioso, o que nos convida a entender que o Espiritismo é escola e não igreja.
Sobre a reencarnação
Não é patrimônio exclusivo do Espiritismo e não foi inventada pelo Espiritismo, posto que é algo conhecido pela maior parte da humanidade, por milênios, muito antes do Espiritismo, que tem apenas 151 anos de idade.
O espírita, depois de estudar a reencarnação, não crê na reencarnação, ele passa a SABER a reencarnação, o que é diferente. Exemplificando: Você crê que a Lua existe ou você sabe que ela existe? Afinal, você pode vê-la e comprovar, inclusive cientificamente? É isto aí.
Portanto a afirmativa de que os espíritas crêem na reencarnação é infantil e sem sentido.
Sobre a mediunidade
Também não é patrimônio exclusivo e nem foi inventada pelo Espiritismo. É uma faculdade humana normal e independe de crença religiosa, já que a pessoa pode possuí-la, com maior ou menor intensidade, acredite ou não. O Espiritismo apenas se dispõe a estudá-la, educar e disciplinar as pessoas que a possuem, para que o seu uso possa ser benéfico a elas e aos outros, absolutamente dentro dos elementares padrões de moralidade. Segundo os postulados espíritas ela não deve ser comercializada, nunca, e deve ser utilizada gratuitamente; todavia é praticada comercialmente em alguns lugares do mundo, por pessoas que são médiuns, inclusive honestas, mas nada sabem sobre Espiritismo, numa comprovação de que ela existe fora do meio espírita.
Qualquer afirmativa do tipo que "alguém tem mediunidade e precisa desenvolver" é vinda de pessoas inconseqüentes, mesmo algumas que se auto rotulam espíritas, posto que o Espiritismo propõe que a faculdade deve ser educada e não desenvolvida.
Sobre o caráter do centro espírita
É um local que deve atuar como escola e não como igreja. A sua proposta é de estudos, sobretudo da matéria que trata da reforma íntima das pessoas, dando ciência do papel de cada um de nós na terra, da nossa razão de existir enquanto criaturas úteis ao nosso próximo, esclarecimento da nossa condição espiritual no presente e no futuro e, principalmente, a nossa conduta moral.
Recomenda a prática da Caridade, sim, mas de forma ampla no sentido de orientar e informar aos outros sobre os meios de libertações dos conflitos, das amarguras, das incompreensões e do sofrimento em si e não esse entendimento estreito de que Caridade se resume apenas a dar prato de sopa ou roupas usadas para pobres, para qualificar o doador como bonzinho.
Adota Jesus, sim, inclusive como o maior modelo e guia que temos para seguir, concebendo o seu Evangelho como a bula coerente a nos conduzir, e não como sendo ele o próprio Deus.
Enfim. O centro espírita é um local de estudo e não de rezação.
Sobre quem é reencarnação de quem
Recentemente vimos um jornalista afirmar, nas páginas da VEJA, que os espíritas juram que Fulano é reencarnação de Ciclano, o que se constitui em um absurdo. Em princípio espírita não adota jura nenhuma. Segundo, que não consta da atividade espírita a preocupação de quem é reencarnação de quem, uma vez que esta discussão é irrelevante, não tem razão nenhuma, não acrescenta absolutamente nada na proposta espírita para a criatura humana, em que pese alguns espíritas, apenas alguns, (nem todos entendem bem a proposta da doutrina) se ocuparem com esse tipo de discussão.
Falar em quem é ou talvez possa ser reencarnação de quem, é conversa amena de momentos de descontração de espíritas, apenas em nível de curiosidade ou especulação, jamais tema de estudo sério da casa espírita.
Ainda que possa existir, em alguns locais de estudos mais profundos e pesquisas espíritas, interesses em trabalhar as questões da reencarnação, os estudiosos apenas sugerem que fulano possa ser a reencarnação de alguém, mas nunca afirmam, apesar de evidências marcantes e inquestionáveis, quando a condução da pesquisa é séria e criteriosa.
Quem anda dizendo que é a reencarnação de reis, de rainhas e de personagens poderosas do passado não são os espíritas, são apenas alguns bobos que estão no Espiritismo sem consciência do seu papel.
Apologia ao sofrimento
Matérias de revistas e jornais, dentro deste equívoco que nos referimos, chegaram a afirmar, diversas vezes, que o Espiritismo ensina as pessoas a serem acomodadas em relação ao sofrimento e até chegarem a dizer que o sofrimento é bom.
Não condiz com o coerente ensinamento do Espiritismo. Se algum espírita chega a dizer isto, certamente é vítima do masoquismo e, provavelmente, deve praticar um ritual em sua casa, quando, talvez uma vez por semana, colocar a mão sobre uma mesa e dar uma martelada em seu dedo.
Sofrimento não é condição fundamental para a evolução de ninguém, embora entendemos que, ao passar por ele, muitas pessoas terminam acordando para a realidade da vida e mudando de conduta, sobretudo no campo do orgulho, do egoísmo e da presunção.
Mesa branca
Não existe espiritismo mesa branca, alto espiritismo, baixo espiritismo ou qualquer ramificação do Espiritismo, que é um só. O hábito de forrar mesas com toalhas de cor branca, na maioria dos centros espíritas, nada mais é que um hábito de alguns espíritas, de certa forma até equivocados também, uns talvez achando que a cor branca da toalha ou das roupas das pessoas tem algum significado virtuoso, quando na verdade não existe esta orientação no Espiritismo. Muito pelo contrário, seria preferível utilizar toalhas (por que tem sempre que ter toalhas nas mesas?) de outras cores, posto que tecidos em cor branca tem maior facilidade de sujar.
Portanto a citação de "espiritismo mesa branca" é mais uma expressão da ignorância popular, o que não se admite nos jornalistas.
Terapia de vidas passadas
Não é procedimento espírita, em que pese ser recomendável em alguns casos, porém em consultórios de profissionais especializados, geralmente psicólogos ou médicos. É fato, existe, é comprovado, tem resultados cientificamente respaldados, mas não é prática espírita.
Cromoterapia, piramidologia etc…
Se alguém usa uma dessas práticas no espaço físico de uma casa espírita, é por pura deliberação da direção da casa, que se considera livre para fazer o que quiser, até mesmo dar aulas de arte culinária, corte e costura, curso de inglês, informática ou o que quiser, que são atividades úteis, sem dúvidas. Mas não tem a ver diretamente com o Espiritismo.
Sucessor de Chico Xavier
Isto nunca existiu no Espiritismo, em que pese vários jornalistas terem colocado em matérias diversas, quando o Chico Xavier "morreu", e ainda repetem, talvez querendo estabelecer alguma comparação do Espiritismo (que vêem apenas como religião) com a Igreja Católica, que tem sucessores dos papas, quando morrem. Chico Xavier nunca foi uma espécie de papa, de cardeal ou de qualquer autoridade eclesiástica dentro do movimento espírita.
Divaldo Pereira Franco nunca foi sucessor do Chico, nunca teve essa pretensão, ninguém no movimento espírita fala nisto, que é coisa apenas de páginas de revistas desinformadas sobre o que verdadeiramente é o Espiritismo.
A sua relação com a Ciência
Faz parte da formação espírita a seguinte recomendação: "Se algum dia a Ciência comprovar que o Espiritismo está errado em algum ponto, cumpre aos espíritas abandonarem imediatamente o ponto equivocado e seguirem a orientação da Ciência".
Mas isto não quer dizer que o que afirma determinadas criaturas, como o padre Quevedo, que se apresenta presunçosamente como cientista, deva ser entendido como Ciência, já que ele não é unanimidade e nem ao menos aceito pela maioria dos cientistas coisa nenhuma. Ele é padre, nada mais do que padre, com um tipo de postura que não aceita nem pela maioria do seio católico, quanto mais pelo científico.
Não é à pseudo-ciência ou a opiniões pessoais de um ou outro elemento, que se diz de Ciência, que o Espiritismo se submete, com esta recomendação, é a Ciência, como um todo, em descobertas inquestionáveis.
Até agora a Ciência não conseguiu apontar e muito menos comprovar erro em um ensinamento espírita, sequer.
Se alguém exige, por exemplo, querer provas por parte dos que afirmam que existe vida fora da Terra, por questão de bom senso deve ter também provas de que não existe. Será que tem?
Medicina e Espiritualidade
Alguns médicos, tradicionalmente, sempre afirmaram que os problemas de saúde das pessoas nada tem a ver com problemas espirituais, porque estes se resumem a crendices. Hoje existe um curso de "Medicina e Espiritualidade", oficial, dentro da USP (Universidade de São Paulo), a maior Universidade do País, onde são estudados estes questionamentos que alguns continuam a dizer que são crendices. Em nível de informação, sugerimos que os jornalistas se interessem em reportar sobre este assunto, sem que vá aqui a menor intenção de querer converter ninguém. Não se trata de questão religiosa, trata-se de questão científica. Para melhor informação, as aulas deste curso podem ser vistas no site: www.redevisao.net. O telefone da Pineal Mind, onde são ministradas as aulas, é (11) 3209-5531 e o e-mail é faleconosco@uniespirito.com.br onde poderão ser obtidas maiores informações sobre o curso. Toda sexta-feira, às 19 horas, tem aula ao vivo, pelo site, numa webtv.
Diante de todo o exposto sugerimos que os grandes veículos de comunicação de massa, obviamente comprometidos com a credibilidade dos seus nomes, repassem estes esclarecimentos aos seus profissionais de jornalismo, não necessariamente para que eles sejam simpáticos à idéia espírita, já que ninguém é obrigado a aceitar coisa nenhuma, mas para, pelo menos, não comprometerem as suas honorabilidades dizendo mentiras, leviandades e até se expondo ao ridículo reportando sobre um assunto que não entendem.
Abração.
Alamar Régis Carvalho
Analista de Sistemas